Explore a tradição das Cachaças

A cachaça, conhecida como a bebida símbolo do Brasil, é um destilado único e versátil que reflete uma rica história e cultura do país. Produzida a partir da fermentação ou destilação do caldo de cana-de-açúcar, a cachaça possui uma diversidade de estilos e sabores que a tornam apreciada tanto nacional quanto internacionalmente. A seguir, descubra mais sobre a tradição e o sabor da cachaça que encantam os apreciadores de alcoólicos destilados.

Uma celebração da excelência

A cachaça é uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil, e está relacionada diretamente ao início da colonização portuguesa do país. Por ser uma bebida popular que vem há séculos acompanhando o povo brasileiro, é conhecida por inúmeros sinônimos, como: “água que passarinho não bebe”, aguardente, aguarrás, pinga e muitos outros, sendo, sem dúvidas, a palavra com mais sinônimos na língua portuguesa.
Para descobrir o nível de qualidade da cachaça, é importante fazer uma degustação para estipular se o alcoólico é bom ou ruim. A avaliação consiste em realizar um exame visual da cachaça na garrafa e no copo, seguido do exame olfativo e por fim pelo gustativo.

Exame na garrafa:

  • Deve apresentar rótulo contendo a graduação alcoólica, selo de produção e data do envasamento;

  • Dê uma leve agitada para observar a formação de colar (círculo de pequenas bolhas) no gargalo;

  • O líquido deve estar isento de partículas sólidas ou viscosas.

Exame no copo:

  • Deve apresentar limpidez, sendo transparente e sem partículas, além de brilho vivo e não opaco;

  • A cor pode ser amarela, dourada, âmbar ou branca, quando a cachaça não é envelhecida;

  • A viscosidade pode ser observada agitando levemente o copo em movimentos circulares.

Exame olfativo:

  • Aproxime as narinas do copo com a cachaça em repouso, tampe uma delas e inspire com a outra. Se sentir uma leve queimação, significa presença de alto teor alcoólico;

  • Em seguida, agite levemente o copo para que aromas sutis sejam liberados e inspire com as duas narinas;

  • Por último, o copo deve ser agitado vigorosamente para que outros aromas sejam liberados.

Exame gustativo:

  • Coloque uma pequena quantidade de cachaça na boca e faça com que ela alcance todas as partes da boca e da língua;

  • Verifique a estrutura, sensação deixada na boca, acidez e encorpo da bebida.

Sagatiba: ideal para as suas receitas

Sabendo agora como fazer uma degustação, vai ser ainda mais fácil se certificar de que a Sagatiba tem qualidade excepcional e compromisso com a tradição. Com sabor suave e distinto, utiliza métodos de produção artesanais e ingredientes cuidadosamente selecionados.
Sagatiba é uma escolha popular entre os apreciadores de cachaça em todo o mundo, se encaixando na preparação de diversas receitas de drinks para agradar aos mais variados paladares.

Compre os seus alcoólicos favoritos online

Aproveite toda a comodidade de fazer as suas compras sem a necessidade de sair de casa. Adquira agora mesmo as suas cachaças e outras bebidas na Loja Online ‘na sua casa por Coca-Cola’, exclusiva para a cidade do Rio de Janeiro.
Explore as formas de pagamento disponíveis e escolha a que melhor se adequa ao seu orçamento. Após a confirmação do pagamento, a sua compra é segura e garantida. Turbine o seu bar em casa da melhor maneira.